terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chico Science e Nação Zumbi - Da lama ao caos-1994

13º Ranking Rolling Stones Magazine



1  Monologo Ao Pe Ado Ouvido
2  Banditismo Por Uma Questao de Classe
3  Rios, Pontes & Overdrives
4  A Cidade/Boa Noite Do Velho Faceta (Amor de Crianca)
5  A Praieira
6  Samba Makossa
7  Da Lama Ao Caos
8  Maracatu de Tiro Certeiro
9  Salustiano Song [Instrumental]
10 Antene-Se
11 Risoflora
12 Lixo Do Mangue [Instrumental]
13 Computadores Fazem Arte
14 Coco Dub (Afrociberdelia)

Chico Science nascimento 13/03/1966 falescimento 02/02/1997

Líder da banda Nação Zumbi e principal expoente do movimento mangue beat de Pernambuco, teve sua carreira precocemente abortada por um acidente de carro. Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 80.

No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Orbe e Loustal, inspiradas na música soul, no funk e no hip hop. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi.

A partir daí o grupo começou a se apresentar em Recife e Olinda e iniciou o "movimento" mangue beat, com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro"). Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia. O primeiro disco, "Da Lama ao Caos", projetou a banda nacionalmente.

O segundo, "Afrociberdelia", mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica. O Nação Zumbi lançou um CD duplo em 1998, depois da morte do líder, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário